Privacidade de Dados & Identidade Digital: como os brasileiros lidam com esses temas?
Compreender como conceitos como Privacidade de Dados e Identidade Digital estão sendo percebidos e ganhando vida na cultura é um desafio que demanda uma abordagem metodológica muito profunda e sensível: mergulhamos nos significados culturais através da Análise Semiótica, sócio-histórica e Desk Research; conversamos em profundidade com mais de 30 pessoas ao redor do país em Mini grupos online e, ainda, entrevistamos especialistas de diferentes campos de atuação.
Com esse estudo, conseguimos compreender como esses temas evoluíram na cultura nas últimas décadas, qual o grau de maturidade deles na mente dos brasileiros, os riscos e vantagens percebidas e, principalmente, as responsabilidades e cuidados que uma empresa que trabalha diretamente com esse tema precisa ter.
Como resultado, chegamos em recomendações estratégicas claras que envolvem a forma como a empresa deve se posicionar, apresentar, agir e falar sobre os temas. Até porque se vocês acham que os brasileiros se sentem confortáveis em compartilhar seus dados pessoais, não é bem assim! É verdade que estamos, cada vez mais, abrindo mão da “privacidade” para fazer parte de uma sociedade em rede. Entretanto, o crescente número de disseminadores sobre os temas estão colaborando para o maior ganho de consciência do brasileiro: desde a vigência da LGPD; as notícias e produções (filmes e séries) publicadas; e, até mesmo, a capacitação de funcionários nas empresas.
O estudo serviu como base para pensar toda a estratégia da marca e orientou o time de comunicação a desenvolver a primeira campanha e plataforma de conteúdo B2C: “Era uma vez privacidade”.